Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas: (62) 3311-9000

  • Contato

    (62) 3311-9000
  • Rua Alan Kardec, 39

    Boa Vista, Anápolis-GO
  • Seg - Sáb

    08:00 às 18:00

Transtornos Psiquiátricos na Terceira Idade

 

O envelhecimento é um processo que, apesar de ser difícil para alguns indivíduos, ocorre de maneira natural. Nesta fase, é comum o ser humano passar por uma série de mudanças, sejam elas físicas, sociais ou mentais. Todos esses fatores influenciam diretamente na forma como o indivíduo irá lidar com este novo momento de sua vida.

No entanto, é preciso destacar também que existem algumas doenças que estão mais propícias a se manifestar nesta faixa etária, justamente por ser um grupo mais vulnerável. Depressão, demências, transtorno de ansiedade, dependência química, são alguns dos transtornos que podem ocorrer nesta fase, mas que em contrapartida, com tratamento e estilo de vida adequados podem ser prevenidos e, em muitos casos, revertido o quadro.

Transtornos Psiquiátricos da lnfância e Juventude

 

A Infância e Adolescência são fases caracterizadas por diversas mudanças comportamentais, por isso a importância de ficar mais alerta à saúde mental deste público.

Neste período, a personalidade e caráter ainda estão em formação, o que dificulta identificar se algumas atitudes são características da idade ou se estão fora da normalidade.

Os transtornos mentais que mais afetam crianças e adolescentes são déficit de atenção, hiperatividade, autismo e abuso de drogas. Porém, recentemente alguns jovens têm apresentado desde cedo sintomas de ansiedade e estresse.

Dependência Química

 

A dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.

É considerada uma doença crônica e multifatorial, já que diversos fatores contribuem para seu desenvolvimento, incluindo fatores genéticos, psicossociais e ambientais. As principais características que se manifestam são: compulsão para consumir a substância, abstinência, perda de controle e tolerância à substância, já que são necessárias sempre quantidades maiores para alcançar o efeito desejado.

Transtornos do Humor

 

Os Transtornos de Humor são transtornos mentais caracterizados por alterações comportamentais, que consistem em longos períodos de tristeza em demasia (depressão), estado de euforia excessiva (mania), ou ambos.

Além de que, para ser considerado um transtorno, esses períodos de depressão e mania precisam ser intensos, e estarem comprometendo a vida funcional e social do indivíduo.

Fazem parte do espectro dos Transtornos de Humor: o transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo, transtorno esquizoafetivo.

Transtornos Psicóticos diversos

 

Os Transtornos Psicóticos são caracterizados pela incapacidade do indivíduo de distinguir entre aspectos do imaginário subjetivo e a realidade, ou seja, ocorre uma perda do que é real. Pessoas com estes transtornos manifestam alucinações, delírios, desorganização mental e mudanças comportamentais.

A dificuldade em ter uma visão crítica do seu próprio comportamento, faz com que os indivíduos psicóticos tenham uma série de dificuldades nos relacionamentos sociais e em executar as tarefas do dia a dia.

Esta doença psíquica pode ter como causas uma tendência genética ou elementos orgânicos externos provocados por fatores ambientais e psicossociais, que desencadeiam os sintomas.

Quando a internação é necessária?

 

A internação psiquiátrica é recomendada nos casos mais graves, em que o paciente se encontra com um quadro que exige mais atenção e cuidados especializados, com observação e monitoramento mais intensos até que a crise se estabilize.

O tratamento e acompanhamento médico visam evitar as crises psicóticas, fazendo com que o paciente consiga levar uma vida mais funcional possível.

INMCEB

Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo

Rua Alan Kardec, 39 - Boa Vista, Anápolis-GO

Parcerias

Awesome Brand Image
Awesome Brand Image
Awesome Brand Image
Awesome Brand Image